Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS 29.06.12

Bom dia,

Final de semana chegando e junto com ela as férias da criançada... e agora o que fazer???

Adianto que a partir da semana que vem vou começar a postar dicas do que fazer nas férias. E o que não falta são atividades, oficinas e lugares para visitar aqui em Sampa.

Bom, vamos ao que interessa... as brincadeiras para fazer com os filhotes!!!




Noite do pijama

Promover uma noite do pijama com os colegas de escola também é uma boa opção. Separe os filmes, cobertores e jogos de tabuleiro. Não se esqueça de preparar um lanche saudável. As crianças vão amar esta ideia.

Baú de fantasias
Apesar de simples, essa atividade rende horas de diversão para crianças dos 3 aos 10 anos. Separe roupas, chapéus, gravatas, óculos, bijuterias e sapatos num grande cesto e deixe que soltem a imaginação. Os menores curtem a chance de vestir as peças sem ajuda. Os maiores adoram inventar personagens e dramatizar suas histórias.

Corrente de histórias
Essa atividade estimula a memória e a criatividade, desinibe e, o que é melhor, pode acontecer em qualquer lugar. Comece com "era uma vez" e lance uma bola (ou algum outro objeto pequeno) para que as crianças continuem a história. Cada uma conta um pedaço e passa adiante o que está segurando nas mãos. Se tiver chance, ponha tudo no papel e leia para elas depois. Com certeza renderá boas gargalhadas, já que as tramas costumam ficar sem pé nem cabeça.

Dança das cadeiras
Esta brincadeira é antiga, mas desenvolve a coordenação, o ritmo, a concentração e a agilidade dos pequenos. As crianças correm ao redor das cadeiras e, quando a música termina, tentam sentar. Como sempre falta um lugar, um participante cai fora a cada rodada. Mas você não precisa desmontar a sala ou levar a mobília para o playground. Recorte círculos ou quadrados de cartolina colorida e fixe as figuras no chão com fita crepe.

Eu sou assim
Deite seu filho sobre uma grande folha de papel e risque o contorno do corpo dele. Depois peça que complete a figura - dos 3 aos 6 anos, é um ótimo exercício de reconhecimento do esquema corporal. Dica: deixe um espelho por perto para consultas eventuais. Se a brincadeira for em grupo, misture os desenhos no final e desafie as crianças a identificar quem é quem.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

DICA - VIRADA ESPORTIVA 2012

Gente, não vamos esquecer que neste final de semana vai ter a VIRADA ESPORTIVA!!!

Quem quiser mais detalhes é só entrar no site:
http://virada2012.grupoclara.com/

A Virada Esportiva chega a 6ª edição com muito mais esporte e lazer para a população de São Paulo. Este ano, serão cerca de 1.100 pontos e quase 3.000 atividades gratuitas espalhadas pela cidade. Considerando os 1.530 quilômetros quadrados da cidade, isto significa que São Paulo terá dois eventos esportivos a cada quilômetro da cidade. Entre os dias 30 de junho e 1º de julho, a capital será transformada em uma grande arena de esportes, tanto para quem gosta de suar a camisa quanto para quem prefere apenas assistir belos espetáculos esportivos. A Virada Esportiva é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo e coordenada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município.



DICA CULTURAL - BRINCANDO NO PARQUE COM O ECA - 28.06.12


Bom dia,

A dica cultural de hoje é um projeto bem legal da ONG PENSARTE.

Vamos levar as crianças para brincar no Parque da Água Branca neste domingo!!!

Vamos passar um dia bem divertido ao ar livre, brincando, aprendendo, participando com idéias e reivindicações que serão entregues na ONU e ouvindo a Banda Sinfônica de São Paulo.

Maiores detalhes abaixo.


Brincando no parque com o ECA

O projeto Brincando no Parque com o Eca é a atração do próximo domingo, dia 1, no Parque da Água Branca. Com promoção do Ministério da Cultura, Programa Cultura Viva e Instituto Pensarte, o evento, que acontece a partir das 9 horas, vai proporcionar experiências lúdicas e educativas, com muitas brincadeiras, jogos, contação de histórias e música. As crianças formularão um documento com ideias e reivindicações que serão entregues, em outubro, à ONU.
Brincando no parque com o Eca faz parte de uma série de projetos do Instituto Pensarte voltados para a criança e o adolescente, que visam integrar e ampliar o envolvimento da comunidade da região central de São Paulo com atividades culturais.
A programação conta com uma apresentação da Banda Sinfônica de São Paulo e, ao final, os pequenos participantes receberão um certificado de Cidadão Brincante”.
Serviço:
Dia: 01 de julho
Hora: das 9h às 17h
Local: Parque da Água Branca – Pavilhão de Eventos
Grátis
Programação:
Das 9h às 17h
Eu conto – Contação de histórias e oficinas com jogos
Brincando com as cores – Oficina de pintura
Pedrinhas e formas – Oficina de mosaico
Jogos Gigantes – Xadrez, dama
Jogos para bebês – Atividades lúdicas
Parlamento mirim – As crianças participantes formularão um documento com ideias e reivindicações que serão entregues, em outubro, à ONU.
11h
Banda Sinfônica de São Paulo – Apresentação especial do grupo de câmara



quarta-feira, 27 de junho de 2012

TEMA LIVRE - MEGA ARTESANAL 2012


Bom dia!!!

Hoje vou dar uma dica bem legal para quem gosta de fazer artesanato ou mesmo só curte as belas peças. É a Mega Artesanal!! Vale a pena conhecer, tem tantas coisas legais e bonitas de artesanato. Vamos deixar o quarto das crianças mais divertido e bonito!!! Estou indo hoje, depois conto as novidades!!! 


MEGA ARTESANAL 2012

Contatos, negócios, oportunidades, cursos de capacitação, novidades e exposições culturais movimentam a feira Mega Artesanal. A feira é especializada em produtos, matérias-primas, ferramentas, técnicas, processos e serviços, para quem faz arte e artesanato. 



DATA: De 26 de junho a 1 de julho de 2012.
Dia 26 de junho – Especial para o Lojista
De 27 de junho a 01 de julho – Aberto ao público

LOCAL
Centro de Exposições Imigrantes
 
Endereço: Rod. Dos Imigrantes, Km. 1,5 – São Paulo
Telefone: 11 5067-6767

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA 
Dia 26 de junho - Dia especial para o lojista – Das 11h00 às 19h00
De 27 a 30 de junho - Das 11h00 às 19h00
Dia 01 de julho – Das 11h00 às 17h00

VALOR DO INGRESSOInteira: R$14,00
Meia-entrada: R$7,00

terça-feira, 26 de junho de 2012

TEXTO - A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR - outro texto

Bom dia!!!


Hoje é dia de Texto (para orientação, reflexão e ajuda na educação das crianças).


O texto é um pouco longo, mas vale a pena a leitura. Muito informativo e nos dá base da importância do brincar.


Boa leitura, ou seria boa viagem...



BRINCAR: UMA VIAGEM, MUITOS PORTOS

Adriana Friedmann


 OFERECER UM BRINQUEDO, UM JOGO, UMA BRINCADEIRA A UMA CRIANÇA É UMA FORMA DE ESTARMOS PRESENTES NA VIDA DELA E DAR-LHE UMA PARTE DO NOSSO TEMPO, DA NOSSA PRESENÇA. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS  SÃO TESTEMUNHOS DE AFEIÇÃO E AMOR, QUE DESDE A MAIS TENRA INFÂNCIA, DIFICILMENTE ALGUÉM ESQUECE.


         No decorrer do último século, tem se falado, pensado, teorizado e pesquisado muito sobre o brincar, o que não significa que o assunto tenha sido esgotado.
         O que é, pois esta viagem do brincar? Tantas definições e teorias através do tempo… Muitos portos, alguns bem conhecidos e explorados; outros, ainda por “conquistar”.
Podemos considerar que o brincar está composto por vários elementos:
-          Uma ESTRUTURA, com começo, meio e fim, que se mantém através das diferentes culturas e civilizações.
-          OS MEIOS – Como brincamos, de que forma?
-          OS FINS – Brinca-se porque, para que? Pelo simples prazer de brincar? Para realizar desejos? Para descarregar energias? Para compreender? Brinca-se de forma espontânea ou direcionada?
-          CONTEÚDO(S) – os enredos, as temáticas que variam em função dos grupos, faixas etárias e contextos.
-          REGRAS – ao mesmo tempo em que se perpetuam, podem variar de um grupo a outro. São a essência do brincar. Mais flexíveis nas brincadeiras, mais rígidas nos jogos estruturados.
-          ESPAÇO – que oportuniza ou atrapalha o desenvolvimento da brincadeira, sobre o qual falaremos longamente logo mais.
-          TEMPO – não é o tempo dos relógios; não é o tempo planejado; não é o tempo consciente. É simplesmente um tempo especial e precioso.
-          OBJETOS/BRINQUEDOS – antigamente, raros ou ligados à natureza. Hoje, cada vez mais presentes, estímulos interessantes, porém, muitas vezes deturpando o verdadeiro ato de brincar e incentivando mais o consumo. Objeto/Brinquedo, seja artesanal, motivando o resgate, uma volta às raízes, ou industrializado, valorizando-se cada vez mais sua qualidade. Os das crianças vão desde o próprio corpo, os elementos da natureza, os brinquedos “de gente grande”, os artesanais, os industrializados, a sucata, os eletrônicos até a imaginação… Os dos adultos: nossos pertences materiais (aos quais somos muitas vezes apegados demais!); nosso corpo; nossos sonhos; nossas imagens … Todos esses brinquedos e objetos, escondem um simbolismo, uma mensagem, nem sempre explícita.
-          PARCEIROS – Antigamente o adulto brincava de forma indiscriminada com a criança. Mais tarde, o brincar começa a caracterizar o cotidiano infantil e ainda os adultos das classes populares brincam bastante. Com o surgimento da escola, o brincar passa a fazer parte do pedagógico. O brincar do adulto mistura-se com o jogo de azar. Na atualidade, a preocupação é resgatar o direito e a oportunidade de todas as crianças brincarem. E o adulto começa a procurar “do quê brincar” nos seus momentos de lazer, como uma forma de aumentar sua auto-estima e desenvolver sua criatividade. Com quem nos permitimos brincar? Com nossos alunos, com nossos filhos, no trabalho, na família, com parceiros “virtuais”?
- UM COMPORTAMENTO LÚDICO – diz respeito às ações e reações daqueles que brincam.
Brincar sempre foi essencial ao ser humano. E como bem expressou Schiller “Um homem somente brinca quando ele é humano… E ele somente é humano quando brinca…”
Historicamente o homem sempre brincou, através dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, sem distinção, nas ruas, praças, feiras, rios, praias, campos… Mas, ao longo do tempo,  as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos de brincar e os brincantes, foram se transformando.
Quando reflito a respeito de ESPAÇO penso, não somente no espaço externo, mas também no espaço interior de cada ser humano: o quanto estamos disponíveis internamente para deixar o brincar entrar nas nossas vidas. Penso tanto no espaço físico quanto no espaço no tempo, na vida. Quando há espaço interno, espírito lúdico interno, o espaço para o brincar acontecer, o espaço externo surge de forma natural.
Nossa cultura tem um espírito lúdico por natureza e tem acontecido, sobretudo na última década, um movimento de resgate do espaço de brincar, tanto interno quanto externo.
Estudos e pesquisas na área do lúdico têm crescido mostrando cada vez mais a importância fundamental que a preservação do espaço tem no desenvolvimento, sobretudo da criança e do jovem.
A existência de espaços de brincar é importante para:
·       a socialização e troca entre os brincantes;
·       o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e moral das crianças e jovens;
·       o estímulo da sua criatividade;
·       o despertar e o desenvolvimento dos seus potenciais e habilidades;
·       tornar os indivíduos mais humanos;
·       resgatar a essência  e os valores mais significativos de cada um.
Você reparou em quem está ao seu lado, na frente ou atrás? Olhe para esta pessoa. Simplesmente olhe. Estabeleça um diálogo: com o olhar, com um gesto, com uma delicadeza. E permita-se brincar.
O ato de brincar é um diálogo que o ser humano estabelece consigo próprio, com o(s) outro(s) ou com um ou mais objetos. E é através desse diálogo que o homem se conhece, se percebe e conhece o outro. Seja de forma competitiva, quanto cooperativa, é a partir das trocas com o mundo que tomamos consciência da nossa humanidade.
O brincar é também considerado como a expressão não verbal de emoções, sentimentos, afetos. O brincar é uma descoberta, uma dúvida, um exercício de paciência. O brincar é um movimento de despertar, uma entrega e, ao mesmo tempo, uma tensão. O brincar é um “espelho de mim”, um confronto com meu ser e com os outros.
Todos aqueles que criam, inventam e reinventam objetos estão, na verdade, brincando: quem faz moda, quem inventa objetos utilitários, quem é designer de móveis, brinquedos, estampas, até de casas. Então, quem é que não brinca?
Todos brincam e não precisa ser artista, ou melhor, todos somos artistas: brincamos com os sons, com o nosso corpo, com as cores ao combinarmos as roupas que vestimos a cada dia; brincamos com o preparo dos alimentos; com o espaço e os objetos das nossas casas; com os pensamentos; fazendo piadas; e a lista fica interminável.
Podemos considerar o brincar como uma linguagem, através da qual as crianças se comunicam, entre si e com os adultos. O brincar é um sistema de signos que representa, de forma inconsciente, a vida real, sob o olhar daquele que brinca (o jogo simbólico, por exemplo); o brinquedo ou os objetos utilizados no jogo, representam uma ponte, um meio de comunicação. A linguagem do brincar caracteriza-se pela sua universalidade: ela é tão antiga quanto a existência do ser humano, atravessando o tempo e as fronteiras. Uma linguagem que tem se perpetuado na sua forma, apesar dos seus conteúdos se transformarem.
O brincar pode ser lido e interpretado de forma científica, acadêmica, analítica, clínica, universal, histórica, regional, cultural, folclórica. E também sob um olhar místico, ritualístico, simbólico, misterioso.     

segunda-feira, 25 de junho de 2012

SUPER INDICO - ONG'S - 25.06.12


Bom dia queridos amigos!!!


Hoje vou super indicar duas ONG’s maravilhosas que tive a oportunidade de conhecer.

Sexta-feira passada estive na ONG PENSARTE, participei de uma oficina e conheci pessoas maravilhosas, iluminadas que lutam pelos direitos das crianças e adolescentes.

As duas ONG’s estão unidas e envolvidas no projeto de divulgar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), resguardar o direito da criança de brincar, lutando contra o trabalho infantil e capacitando agentes do brincar.






A ONG PENSARTE é um instituto cultural e social. Inicialmente era voltado apenas para a cultura (música, apoiava escritores...), hoje também se voltou para o lado social ajudando crianças do entorno do bairro onde fica a sede através de vários projetos, com destaque para o projeto Navegando para o Futuro onde as crianças aprendem arte no computador (fazer blog, fotos...).




A ONG IPA BRASIL (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar) tem como missão promover o direito de brincar segundo o artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança da ONU: “Toda criança tem o direito ao descanso e ao lazer, a participar de atividades de jogo e recreação apropriadas à sua idade e a participar livremente da vida cultural e das artes.”  Seu principal projeto é capacitar Agentes do Brincar através de um curso onde se aprende a brincar. O Agente do Brincar é a pessoa que, utilizando os princípios da ludoeducação, proporciona oportunidades para crianças e jovens brincarem. Podendo até eventualmente se transformar num profissional da área. Oferecendo muitas oportunidades, eles encorajam as crianças a brincar, participar de jogos divertir-se e fazer várias atividades, sozinhas ou interangindo. O brincar se transforma em instrumento para o desenvolvimento humano.





REDE BRINCAR  -  é o meio pelo qual se divulga a importância do projeto que é o direito que todas as crianças tem de brincar.





REDE BRINCAR – PROMOVENDO A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR - http://www.redebrincar.org.br/



Espero que tenham gostado e digo que vale a pena conhecer o projeto, principalmente quem é da área de educação. Aprendi tantas coisas legais!!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS - 22.06.12

Bom dia!!!


Hoje é sexta-feira!!! E dia de dicas de brincadeiras!!!


Brincar é tudo de bom e devemos aproveitar nosso tempo para brincar com as crianças. Faz bem para elas, faz bem para nós!!!


Bom final de semana para todos!!!



1. Brincar de casinha
Criança brinca de casinha em qualquer lugar, mas na sala quentinha é melhor ainda. Pegue alguns objetos como: travesseiros, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos e livros. Aproveite para entrar, junto com seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta. É na brincadeira de casinha que ela treina os papéis na sociedade, usa e abusa da imaginação.
2. Cinema em casa
Alugue o  DVD predileto de seus filhos. Arrume a sala, espalhando almofadas pelo chão. Deixe o volume da TV mais alto que o normal, para aumentar o clima de cinema e, feche a cortina. Não se esqueça da pipoca, claro!
3. Exposição em casa
Depois do filme, peça para a criançada desenhar a cena ou o personagem predileto. Aproveite um corredor, a garagem ou uma sala sem muitos móveis para montar uma exposição. Cada criança deve dar um título para sua obra de arte. Prenda as pinturas na parede com fita crepe, faça etiquetas com o nome da obra e do artista e grude ao lado de cada uma. Tire muitas fotos.
4. Cuidar da plantinha
Ao cuidar de uma plantinha, seu filho desenvolve a responsabilidade, o respeito à natureza, a atenção e a coordenação motora. Selecione espécies que crescem rápido em um ambiente fechado, como cebola e feijão, para que ele note o que mudou a cada dia - as transformações podem ser anotadas ou desenhadas num diário. Institua uma rotina de cuidados, com hora certa para regar e colocar o vasinho ao sol.
5. Acampamento em casa
Coloque um lençol sobre a mesa de jantar e a transforme numa cabaninha, com direito a saco de dormir ou colchonete, lanterna e lanche, onde seu filho pode passar uma noite diferente - em segurança. Vale contar histórias, brincar com as sombras na parede e ficar acordado até mais tarde que a hora de costume.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

DICA CULTURAL 21.06.12 - FÁBRICA DE CULTURA

Boa tarde!!!


Hoje é dia de Dica Cultural, vamos nos programar para o final de semana que vai ser com chuva e frio... por isso a dica vai ser de um lugar fechado para ninguém se molhar...


Olha que legal esse espaço cultural que encontrei e nem foi muito divulgado.



Por isso vamos divulgar!!!


O Programa Fábricas de Cultura está sendo implantando pela Secretaria da Cultura por meio de contrato firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.


O Programa propõe ações direcionadas a crianças e jovens, de 8 a 19 anos.


As Fábricas de Cultura são como grandes centros culturais, com cerca de 7 mil metros quadrados cada  uma. Têm salas de aula, biblioteca, teatro com 300 lugares, com um prédio de altíssima qualidade. Cada uma oferece entre 1.200 e 1.400 vagas em ateliês culturais para crianças e jovens dos 8 aos 19 anos. São cursos de música, teatro, circo, dança, multimeios, xadrez e artes plásticas, cada um com várias modalidades. Dentro de dança, por exemplo, há desde o balé clássico ao street dance. Em música, há turmas  de instrumentos de corda, metais, percussão e até curso de DJ. Cada turma tem aulas duas vezes por semana e elas acontecem de terça a sexta-feira. Aos sábados e domingos, há atividades de difusão, com shows e sessões de cinema no teatro. As fábricas só fecham às segundas-feiras, para manutenção.




Boa diversão!!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

TEMA LIVRE - PAULO FREIRE

Hoje o tema é livre e resolvi postar algo sobre Paulo Freire... Como não sou da área de educação, não o conhecia... mas a partir do momento que comecei a ler sobre ele e suas idéias, me apaixonei.
Por isso, para quem não o conhece, aqui vai um pouquinho de Paulo Freire...



Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência

(http://revistaescola.abril.com.br/)

O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.


Algumas frases de Paulo Freire...


"Educação não transforma o mundo.
Educação muda as pessoas.
Pessoas transformam o mundo."


"A Escola é: o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima: Coordenador é gente,o professor é gente, o aluno é gente,cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados". Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela. Ora, é lógico... Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."



"A educação tem a função de libertar, de abrir a mente, de conscientizar e fazer com que as pessoas reflitam sobre suas ações e tomem seu lugar de protagonistas de suas próprias histórias..."


"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção"

"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes."







terça-feira, 19 de junho de 2012

TEXTO - A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE LIVROS PARA AS CRIANÇAS

A importância da leitura de livros para as crianças


Que a leitura de um bom livro é importante para as crianças, não há dúvida.


Mas será que nós pais temos a verdadeira noção dessa importância?


Vou reproduzir parte de um texto, ou melhor, trabalho que nos explica tal importância. 


E quem se interessar poderá encontrar a íntegra do trabalho no site www.impactosmt.com.br.




A Importância da Leitura nas Séries Iniciais


Escrito por Elisangela Monteiro e Luciene Gil dos Santos   
Sex, 17 de Dezembro de 2010 22:10


Elisangela Monteiro - Discente do curso de pós- graduação Psicopedagogia Clinica


Luciene Gil dos Santos - Discente do curso de pós- graduação Psicopedagogia Clinica


José Olímpio dos Santos - Prof. Doutorando, Orientador e Coordenador do Curso.     



RESUMO


Neste trabalho, buscou-se evidenciar a leitura em seus diversos aspectos e possibilidades, demonstrar a importância da criação do hábito de ler desde as séries iniciais. Para o seu desenvolvimento foi elaborada revisão bibliográfica através de autores que tratam desse onde verifica-se que a leitura é de suma importância para o aprendizado, pois leva o leitor ao conhecimento científico e o conhecimento do mundo, o qual refletirá para o leitor em novos conhecimentos. Ajuda também o aluno a aumentar o seu vocabulário e suas expressões, envolvendo o leitor com idéias, as quais lhe darão enfoques abrangentes para o conhecimento cultural do qual depende o seu progresso na vida. A leitura é um dos principais instrumentos para que o indivíduo construa o seu conhecimento e aprenda a exercer sua cidadania.  Permite também o exercício da fantasia e leva quem lê a construir um mundo imaginário, onde pode exercer sua reflexão crítica e promove o debate de idéias. Sabe-se também que a leitura é uma condição prévia para a escrita, pois bons leitores são bons escritores, suas produções de textos são dinâmicas e consonantes.  Demonstra também que o ato de ler deve ir além da leitura das letras, de palavras; levando o indivíduo à leitura de mundo, do contexto cultural onde ele vive possibilitando assim o desenvolvimento do senso crítico.
...

A literatura infantil é como uma manifestação de sentimentos e palavras, que conduz a criança ao desenvolvimento do seu intelecto, da personalidade, satisfazendo suas necessidades e aumentando sua capacidade crítica. Esta literatura, como já foi expressa, tem o poder de estimular e/ou suscitar o imaginário, de responder as dúvidas do indivíduo em relação a tantas perguntas, de encontrar novas idéias para solucionar questões e instigar a curiosidade do leitor. Nesse processo, ouvir histórias tem uma importância que vai além do prazer.    É através de um conto e/ou de uma história, que a criança pode conhecer coisas novas, para que efetivamente sejam iniciados a construção da linguagem, da oralidade, idéias, valores e sentimentos, os quais ajudarão na sua formação pessoal.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SUPER INDICO A LOJA MATRACA

Seguindo a nova organização do Blog, hoje é dia do SUPER INDICO!!!


A indicação da semana é uma loja chamada MATRACA, que é tudo de bom!!!


Amo as roupas de lá...


Idealizada pelas estilistas Claudine Faria e Luciana Barbosa, a loja traduz mães e filhas que estão em sintonia ao escolherem o que vestir, buscando conforto e qualidade, com a mistura do romantismo de antigamente e uma pitada de modernidade.


Mãe e filha podendo vestir as mesmas roupas não é o máximo!!!


No aniversário de 1 ano da minha filhinha, fomos eu e a Carol com as blusas iguais  e depois nos trocamos e usamos vestidos iguais, tipo mamãe e filhinha!!! Sucesso, e somente na Loja MATRACA que encontrei roupas que vestissem adulto e criança sem  infantilizar um e nem deixar a criança com jeito de adulto.


São roupas alegres e muito bem feitas, espero que gostem como eu gostei.


MATRACA - www.matraca.com.br


A loja fica na Rua Artur de Azevedo, 1711, Pinheiros, São Paulo - SP
Telefones: 2366.1385 / 3081.1385





ORGANIZAÇÃO DO BLOG


ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Olá pessoal, olha “nóis” aqui outra vez!!!

Uma ótima semana para todos!!!

Pensando em como melhorar o blog, esse final de semana me veio a idéia de cada dia da semana ser dedicado a um tema.

Não que seja uma coisa rígida e inalterável, mas para organização e ficar mais fácil a leitura.

Como ficará daqui para a frente...

SEGUNDA-FEIRA: SUPER INDICO
TERÇA-FEIRA: TEXTO QUE NOS AJUDE NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
QUARTA-FEIRA: TEMA LIVRE
QUINTA-FEIRA: DICA CULTURAL
SEXTA-FEIRA: UMA BRINCADEIRA PARA SER FEITA EM FAMÍLIA NO FINAL DE SEMANA

SABADO, DOMINGO E FERIADO: DESCANSO PARA CURTIR A FAMÍLIA, ou seja, sem post... rs...