Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO


CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Quem me conhece sabe que amo animais. Então sou super a favor de ter um em casa. E óbvio, eu tenho uma cachorrinha linda na minha casa.

Lógico que para ter um animal de estimação em casa o primeiro requisito é gostar. Pois se não gostar não vai conseguir cuidar. Porque dá trabalho!!!

É muito bonitinho, mas faz cocô e xixi e alguém vai ter que limpar... quando passa mal pode vomitar. Dependendo do animal tem que sair para passear – todos os dias!!! Se for ficar em gaiola, também dá trabalho porque tem que limpar a gaiola, tem que dar comida, trocar a água e assim por diante.
Não podemos esquecer que também dá gastos, sim tem que levar no veterinário, quando ficar doente tem que comprar remédio, comprar ração, tomar vacinas...

Outro detalhe importante, eles crescem!!! Quando são pequeninhos as pessoas ficam encantadas e depois que eles crescem acham que perderam a graça. Quando for adquirir um animal de estimação lembre-se de pensar no tamanho que ele ficará quando se tornar adulto.
Estou comentando isso, porque as pessoas se empolgam com o bichinho e se esquecem desses detalhes que são óbvios.

Bom agora que apresentei toda a parte não muito agradável de ter um animal de estimação passo a descrever a parte boa. E se você chegou até aqui ainda com interesse vai se apaixonar.



Ter um animal de estimação é muito benéfico para a criança, que desde cedo desenvolve sentimentos e habilidades com o novo “amigo”.

De acordo com um estudo feito pela Universidade Loyola de Chicago, os pacientes internados que acariciam um cachorro necessitam de metade dos analgésicos que precisariam tomar. Bem como ter um animal é um dos melhores remédios contra o estresse.

Alguns terapeutas utilizam terapia com animais no tratamento de crianças hospitalizadas ou com deficiência mental.
Ter um animal de estimação treina na criança a afetividade e dá sensação de bem estar (físico e mental).

A relação entre os animais e as crianças desenvolve, por exemplo, o companheirismo, também podem treinar as habilidades motoras ao correrem atrás deles e precisam controlar a força na hora do carinho.

Profissionais de saúde afirmam que o contato entre crianças e animais desde a mais tenra idade faz com que o sistema imunológico fique "acostumado" às investidas dos agentes alergênicos. Com isso, a criança cresce menos propensa a desenvolver alergias.

A criança deve ser ensinada a respeitar as necessidades, os limites e até a privacidade do animal. Entenderão que têm uma companhia para brincadeiras, horas alegres ou tristes, mas que não é como um brinquedo. Precisam de atenção, respeito e amor. E, convenhamos, quem ama os animais é muito capaz de amar e tende a estender esse sentimento à todas as formas de vida.
Elas também aprenderão a conviver com várias etapas da existência, que é um ciclo e que, infelizmente, um dia termina. Aí, o difícil, porém, útil aprendizado de lidar com as frustrações e sobreviver às perdas.
Espero que tenham gostado da dica de hoje. Outro dia, darei algumas dicas para quem quer adquirir um animal de estimação, bem como para quem já tem um e o bebê vai chegar (como aconteceu no meu caso).
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário